top of page
  • Foto do escritorGênero em Foco

Gênero e educação: contrastes entre os trabalhadores da rede municipal de educação de São Paulo

Atualizado: 6 de dez. de 2017

A partir de representações gráficas é possível verificar como a educação municipal, assim como praticamente tudo no mundo social, também é generificada.


Nesta reportagem, recortamos o quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e observamos de que forma as distinções entre homens e mulheres se apresentam.

O primeiro gráfico mostra em quais proporções os profissionais de cada gênero estão escolarizados. Pouco mais de 10% das mulheres possui apenas o 1º Grau ou menos, parcela que passa dos 30% entre os homens. Para ambos os gêneros, as fatias que possuem Licenciatura Plena ou Pós-Graduação Lato Sensu são as maiores – entretanto, em ambos os casos, as proporções entre as mulheres são maiores. No caso do mestrado, porém, a magnitude dos homens supera a das mulheres em 2 pontos percentuais, o que se inverte no caso do Magistério. Os percentuais daqueles com Licenciatura Curta ou Doutorado não são significativos o suficiente para aparecer no gráfico. Sob o meu ponto de vista, os dados sugerem indícios empíricos de que, para as mulheres, é preciso ter ainda mais escolaridade para atingir objetivos afins em relação aos homens – nesse caso, ser funcionário da SME de São Paulo -, com exceção do que indica a parcela de doutores. Entretanto, é preciso ter cautela ao analisar esses dados, já que seria preciso realizarmos testes estatísticos mais sofisticados para tirar tais conclusões.




Os dados acima estão representados sob a forma de um mapa, mostrando a localização das instituições municipais de ensino e também indicando o gênero de sua diretora ou diretor. Por dificuldades técnicas, as partes periféricas da cidade não estão sendo mostradas. De qualquer forma, é possível observar que a grande maioria das escolas tem mulheres como diretoras, e que isso acontece indiscriminadamente, sem apresentar um padrão territorial. No caso de diretores, entretanto, podemos notar que há concentrações ao noroeste do mapa, na região de Brasilândia, e também ao sudeste, no bairro Cidade Nova Heliópolis.


O último gráfico mostra a proporção de homens e mulheres que leciona cada uma das principais disciplinas dos Ensinos Fundamental II e Médio. É possível notar que existe uma tendência segundo o caráter das disciplinas, numa gradação entre disciplinas mais humanísticas e, do outro extremo, mais exatas. A proporção de professoras é maior entre as disciplinas de Ciências Humanas, Letras e Educação Artística, o que se inverte no polo oposto, em que professores são a maioria dentre as Ciências da Natureza. A única exceção é Filosofia, em que a proporção de homens docentes é ainda maior do que entre as disciplinas de Ciências da Natureza.




Texto, mapa e gráficos produzidos por : Camila Gonçalves

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SOBRE A REVISTA

A Revista Gênero em Foco é uma publicação

digital que reúne conteúdos sobre gênero e feminismo interseccional em diversos formatos. Textos, vídeos e músicas não autorais estão sinalizados e com os devidos créditos.

CONTATO

Quer ter seu conteúdo na nossa revista ou quer sugerir um texto, vídeo ou pauta?

 Escreve pra gente! 

revgeneroemfoco@gmail.com

bottom of page